segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Apresentação do Projeto Casa Brasil
No dia 05 de Maio de 2008, foi agregado a Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional “Chico Mendes”, o projeto Casa Brasil.
O projeto Casa Brasil é um projeto do Governo Federal desenvolvido para atuar em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, oferecendo a comunidade à possibilidade de ingressar no mundo tecnológico, digital, artístico e cultural, gratuitamente.
Visa o desenvolvimento local, a democratização das comunicações, a apropriação autônoma, crítica e tecnológica, como exemplo, o software livre, utilizado em todas as suas atividades.
Com a criação de um Conselho Gestor, garantimos a participação da população local interessada em contribuir no crescimento da comunidade. O Conselho Gestor intervém para adequar o trabalho da unidade de acordo com as maiores necessidades e solicitações dos usuários, contribuindo assim com o melhor desenvolvimento de todas as atividades.
Situado na Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional “Chico Mendes”, fundada em 29 de Outubro de 1989, traz uma longa história de luta e conquistas em vários Movimentos de Moradia e, uma das principais, foi à conquista e construção deste Conjunto Habitacional. Outro fato de sua longa história foi ter abrigado um dos primeiros 10 Telecentros comunitários da cidade de São Paulo, que serviram como experiência para o que hoje é a rede intermunicipal de Telecentros da Grande São Paulo. Uma instituição conceituada por seus trabalhos com crianças, jovens e adolescentes, estimulando a cidadania, trabalhando a inclusão digital e a capacitação profissional.
Temos o Telecentro, que atende em média 100 usuários diariamente. Sob a coordenação de Gabriel Martins de Souza e a monitora de atividade Nathalia Brandão, crianças, jovens, adultos e idosos, participam do curso de Introdução à Informática e, ao término do curso, ainda continuam freqüentando o espaço, agendando horários. Desde a data de início de suas atividades, estamos com 582 usuários cadastrados. Deste total, apenas 79 usuários estão interessados somente no acesso livre. Dos 503 restantes, 176 usuários foram chamados a participar do Curso de Introdução à Informática e, 139 já concluíram o curso.
Há a Biblioteca ou Sala de Leitura, onde freqüentemente alunos das redes de ensino público local realizam pesquisas escolares nos mais de 5000 livros catalogados ou on-line nos computadores conectados a Internet disponibilizados na Sala de Leitura. O responsável pela Biblioteca, Rafael Martins de Souza, desenvolve leituras com as crianças, reforço escolar e atividades lúdicas como, pequenas oficinas de desenho e brincadeiras com as crianças e alguns adultos membros da comunidade.
No Laboratório, realizam-se os cursos de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, com jovens a partir de 13 anos e já com conhecimento básico de informática. A idéia do projeto é a realização do curso de Introdução à Informática e, após conclusão, os usuários serem encaminhados ao Laboratório para o curso de Montagem e Manutenção. O coordenador, Edson Reis, realiza também a manutenção de computadores da comunidade e, sob uma proposta visando o meio ambiente, desenvolverá também oficinas de Metareciclagem.
Temos o Estúdio Multimídia, onde o coordenador Josenildo Bispo, conhecido com Nildo Reggae, trabalhará com a criação, gravação e tratamento de conteúdos audiovisuais, produção e divulgação de trabalhos com revelações artísticas da comunidade. Junto com o Estúdio Multimídia, Nildo trabalhará também na Oficina de Rádio, estimulando a produção de conteúdos para rádio livre, rádio web, e outros tipos de transmissão pública de conteúdos e linguagem radiofônicas. Oferecerá oficinas de Produção de Áudio e Comunicação Comunitária, Web rádio e podcasting. Incentivando assim a produção de mídias abertas de interesse público, com cunhos comunitários, educativos, informativos, culturais e artísticos.
O trabalho desenvolvido por essas pessoas é patrocinado por um órgão que financia pesquisas cientificas, chamado CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) promove e sustenta grupos de pesquisadores que trabalham a distancia interligados por redes de computadores. Esse contrato tem o prazo de um ano onde, dentro deste período, os bolsistas devem desenvolver parcerias para a sustentabilidade do projeto pós a expiração deste contrato.
Em nossa Sala Multicultural, o Professor de Educação Física José Aparecido F. Silva, conhecido como Mestre Cidico, realiza aulas de Capoeira para todas as idades, aeróbica e ginástica para adultos, exercícios físicos para Idosos – com acompanhamento de Médico, enfermeiras e Agentes Comunitários; ainda na sala Multicultural, o Professor Eduardo realiza aulas com jovens e adultos de Muai Tai e, recentemente implantado, o projeto Reiki de terapias complementares, junto com a equipe médica e os agentes comunitários de saúde. Essas atividades são realizadas voluntariamente pelos nomes citados, uma vez que eles não têm vínculo com o projeto Casa Brasil, mas ajudam na divulgação do mesmo.
Outras atividades desenvolvidas pela Associação “Chico Mendes”, sem vínculo direto com o projeto Casa Brasil, é a entrega semanal de leite para as famílias cadastradas no Programa Viva Leite, da Secretaria da Agricultura e do Governo Estadual; e as reuniões mensais do Movimento de Moradia, com a população que sonha com a casa própria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fico muito orgulhoso com esta apresentação pois me sinto tambem protagonista desta historia relatada por voces. Hoje morando em Florianopolis e participando tambem do Projeto Casa Brasil da Prainha em Florianopolis, pude tomar conhecimento da reportagem de suas atividades.
ResponderExcluirParabens e um grande abraço a todos
Saudades e muitas saudades!
Modesto Azevedo